Cerca de 30% dos edifícios administrados pela JLL estão há 10 anos ou mais em sua carteira de clientes. A empresa avalia que a longevidade dos contratos é resultado da administração estratégica, que vai além do pagamento de contas do condomínio. A parceria estabelecida traz benefícios para os proprietários, que ficam com seus espaços sempre ocupados, e para os locatários, que têm suas necessidades atendidas. Ao todo, são 3 milhões de metros quadrados sob gestão da área de Gerenciamento de Propriedades.

Fábio Martins, Diretor da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL, explica que o diferencial da empresa está no relacionamento e na oferta de opções para manter os prédios sempre atuais.

O empreendimento precisa de uma gestão que mantenha seu desempenho e a competitividade com os novos empreendimentos que surgem a cada dia. Para isso, trazemos inovações, que vão além de obras de manutenção”, destaca.

Para que os proprietários possam se programar, a JLL elabora plano de investimentos de médio prazo, orçamento anual detalhado e plano de ação para a programação e implantação de tudo isso. Assim, são apresentadas as obras que serão necessárias para a manutenção do edifício e outras que podem trazer benefícios para os ocupantes, tudo alinhado aos interesses
dos proprietários.

 

Diferenciais

Com um departamento financeiro responsável pela gestão financeira e minutas de contrato padronizadas, a JLL faz a gestão integrada dos empreendimentos, como explica Gabriel Martim, Gerente Geral de Propriedades. “O sistema financeiro controla e garante a gestão de todos os recursos de forma eficiente e segura, como comprovam os relatórios das auditorias independentes realizadas anualmente em todos os contratos. Já a gestão de contratos e o sistema de qualificação de fornecedores nos permitem trabalhar com empresas de bens e serviços alinhados às melhores práticas utilizadas no mercado.”

Palavra do cliente

Marcelo Scarabotolo, diretor da São Carlos (empresa de investimentos imobiliários proprietária do Centro Administrativo Santo Amaro – C.A.S.A.), comenta a importância da administração predial. “Ter uma gestão eficiente e manter o imóvel em constante atualização nos garante competitividade, atratividade e valorização do imóvel no médio e longo prazos”, opina. O C.A.S.A. é um complexo de quatro edifícios de escritórios classe A localizado na região de Santo Amaro. O empreendimento, que tem mais de 30 anos e é administrado pela JLL há 12, foi adquirido no ano passado pela São Carlos.

Entre as soluções oferecidas pela JLL estão projetos de eficiência energética; recuperação e modernização de fachadas; tratamento e recuperação de pisos; sistemas de coleta seletiva de lixo, pilhas e baterias; reformas e modernizações de halls e recepções; sistemas de cogeração de energia; retrofits e modernizações de instalações hidrossanitárias, elevadores, sistemas de ar-condicionado centrais, sistemas de gerenciamento predial e sistemas de segurança, como portarias, guaritas, controle de acesso e circuito fechado de TV.

No entanto, soluções específicas podem ser aplicadas nos empreendimentos, de acordo com a viabilidade. No condomínio Araguaia, em Alphaville (SP), por exemplo, foi construído um poço que abastece os quatro blocos do complexo.

Além de economizarmos na conta de água, a JLL negociou a taxa de esgoto com a concessionária do serviço e conseguiu desconto de 25%.”

Antonio Martini
Síndico do Araguaia

João D’Almeida Filho, vice-presidente da Singular Partners, uma das proprietárias do condomínio Villa-Lobos, destaca que a administração da JLL prioriza a inovação, a segurança e o bem-estar dos usuários.

Há uma constante preocupação com todos os recursos que garantem o bom funcionamento e a segurança das áreas comuns, assim como de equipamentos, inclusive em relação à atualização tecnológica.”

Wanderley Raphael, analista da PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), uma das proprietárias do Edifício Candelária, no centro do Rio de Janeiro, destaca que tudo é feito com transparência.

A partir da aprovação da programação de investimento, a administradora aprofunda o estudo para a realização da obra e traz opções e propostas do mercado”, afirma.

Além de edifícios comerciais, a JLL é pioneira na gestão de parques industriais no Brasil. Para manter os locatários contentes e os proprietários satisfeitos, é necessária uma administração ágil e firme nas respostas. E é isso que a JLL oferece a seus clientes.