Aumenta a procura por condomínios logísticos em Duque de Caxias

Leitura de 3,5min

Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, é um tradicional polo industrial do estado. No município estão instaladas a Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, além de indústrias de diversos outros segmentos.

Distante apenas 17 km do centro da capital, próximo do Porto do Rio e do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, além de ter fácil acesso às principais rodovias que levam a São Paulo e Minas Gerais, Duque de Caxias também tem se destacado como um dos mais importantes polos logísticos do estado.

Atualmente, a região conta com 874 mil m² de condomínios de alto padrão, o que equivale a 39% do estoque total do estado.

São imóveis bastante demandados, principalmente por varejistas, operadores logísticos e distribuidores, que precisam que os produtos cheguem rapidamente aos principais centros consumidores.

“Estamos atendendo clientes que buscam galpões na região com expectativa de fecharem negócio ainda no primeiro semestre, visando adequar sua operação para momentos de pico como Black Friday e Natal”, diz Maurício Nascimento, coordenador de Transações da JLL.

Investimentos internacionais

Duque de Caxias tem atraído a atenção de investidores internacionais e o desenvolvimento de novos condomínios logísticos vem elevando a qualidade do estoque.

Um exemplo é o Prologis Caxias. O empreendimento de alto padrão, com aproximadamente 60.000 m², está localizado a poucos metros da Rodovia Washington Luiz, e é preparado para atender a demandas a partir de 5.000 m².

Construído dentro dos conceitos sustentáveis, o empreendimento é certificado LEED Gold e dispõe de um sofisticado sistema de segurança.

“A Prologis está no Brasil há dez anos e, desde o início, estuda o mercado do Rio de Janeiro para entender melhor as necessidades das operações nessa região. Foi com base nesses estudos que projetamos o Prologis Caxias de maneira que ele pudesse atender a demandas desde 5.000 m² até 35.000 m²” – Armando Fregoso, VP, Market Officer.

Momento ideal para mudar

A região de Duque de Caxias sempre apresentou os maiores valores de locação para condomínios logísticos do Rio, mas as novas entregas dos últimos anos, somadas às devoluções de espaços, fizeram com que o preço pedido baixasse. Atualmente, o valor médio de locação na região é de R$ 22,00/m².

O atual cenário do mercado na região é ideal para as empresas que ocupam imóveis de padrão inferior pensarem em uma mudança. “A grande disponibilidade de imóveis de alto padrão a um preço atrativo, além de proprietários mais flexíveis nas negociações formam a conjuntura ideal para as empresas repensarem suas estratégias de ocupação”, explica Nascimento.

Segundo ele, com os sinais de melhora na economia, o mercado imobiliário industrial e logístico já está começando a reagir. “Estamos registrando uma retomada da demanda na região e já há vários negócios sendo concretizados. O momento ideal para pensar em uma mudança é agora, essa janela de oportunidade não durará muito tempo, pode se fechar nos próximos meses”, diz.