O edifício Candelária Corporate – Localizado no nº 65, da Rua da Candelária, no Centro do Rio – completou 18 anos no cenário imobiliário carioca e há 16 anos está sob os serviços de gerenciamento de propriedades da JLL. Apesar da arquitetura mais conservadora e diferenciada em comparação às edificações atuais, o empreendimento mantém-se moderno e em pleno vigor em relação a instalações e infraestrutura.

Boa parte desse resultado deve-se à atuação conjunta de seus proprietários, com investimentos planejados, e também da JLL com o processo e estratégia de gestão, operação, manutenção e conservação do empreendimento. Segundo Julieta Pinheiro, gerente de Infraestrutura da JLL no Edifício Candelária Corporate, esse foi um dos primeiros contratos conquistados pela empresa em território carioca e também um dos primeiros em fidelização, já que a parceria se mantém sólida desde então.

A JLL sempre teve uma relação muito clara com os proprietários e ocupantes/ locatários do empreendimento. Nossa gestão é séria e profissional, sempre valorizando o foco no cliente, o trabalho em parceria, a interação com os profissionais e a confiança”, declara.

Apenas a relação estreita entre gerenciadora, proprietários, profissionais e ocupantes não seria o único ponto de destaque na trajetória do Candelária Corporate para manter-se como um dos marcos imobiliários da região central do Rio. Próximo às duas principais avenidas (Presidente Vargas e Rio Branco), o prédio conta com um entorno privilegiado – formado por restaurantes, lojas, centros culturais e comerciais, além de várias linhas de ônibus e a estação de Metrô Uruguaiana –, além do fácil acesso ao aeroporto Santos Dumont, à ponte Rio-Niterói e às zonas norte e sul.

Somada a essas vantagens, o empreendimento conta ainda com modernizações constantes de equipamentos, sistemas e infraestrutura para estar sempre alinhado às tendências. “Trata-se de um edifício inteligente, projetado para oferecer o máximo de eficiência aos ocupantes, contando para isso com múltiplos sistemas informatizados como os de automação predial, de prevenção e combate a incêndio, circuito fechado de TV, controle de acesso, refrigeração central e de elevadores e instalações elétrica e hidráulica modernas”, conta Julieta. Isso sem contar as soluções implantadas pela JLL ao longo dos anos, a exemplo do projeto de gerenciamento de resíduos (reciclável e eletrônico), implantação de bancos em material reciclável e cinzeiros para os fumantes, máquinas automáticas para venda de snacks e refrigerantes e a criação de um canal de comunicação com usuários, que inclui o envio de dúvidas e sugestões.

Vale destacar a implantação do sistema que permite a automação do registro de correspondências: “Substituímos o processo manual de conferência das cartas que recebíamos por um processo automatizado, com leitura das cartas por código de barras. Não só conseguimos identificar os destinatários com mais facilidade como evitamos o extravio dos documentos, pois o sistema informa, por e-mail, automaticamente ao destinatário que sua carta chegou. Assim, atenuamos possíveis inconvenientes através de um serviço postal mais confiável, seguro e prático. Atingimos outro objetivo também: estamos de acordo com a legislação atinente (6.538/1978), que dispõe sobre serviços postais e atribui aos responsáveis pelos empreendimentos (síndicos, gestores ou empregados) pelo recebimento de objetos (cartas comuns, ARs, Sedex, jornais, revistas etc.), respondendo pelo seu extravio ou violação”, conta Julieta.

A JLL contratou a empresa Daguiar Assessoria e Tecnologia da Informação, com prática e experiência comprovada no assunto, para o fornecimento dessa tecnologia e know how da condução do processo de automação das cartas.

Para José Carlos Taveira, síndico do empreendimento, grande parte do sucesso do Candelária Corporate deve-se à presença da JLL.

Para que tudo funcione bem, contamos com um diferencial importante: a transparência em nosso relacionamento”, destaca.

Wanderley Almeida Raphael, analista da Previ – uma das empresas proprietárias do imóvel –, complementa:

Sempre nos antecipamos às necessidades dos nossos locatários e oferecemos soluções apropriadas. Ao utilizar sua experiência e seu conhecimento do setor, a JLL tem implementado ações que contribuem para o sucesso do empreendimento, além de auxiliar os proprietários a enfrentarem os diferentes cenários que o mercado venha a apresentar”, avalia.

 

Legenda: Julieta Pinheiro, gerente de infraestrutura da JLL, e José Carlos Taveira, síndico do Candelária Corporate

Foto: JLL