A JLL foi contratada no início de 2011 para gerenciar obras de recuperação de 7,5 mil metros quadrados de fachadas do edifício da Shell na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O prédio, já com dez anos, apresentava sinais da idade nas fachadas, com desplacamento de mármore e problemas na vedação de esquadrias. A idealização, minuciosa, incluiu dois meses de pesquisas para suavizar impactos no uso do edifício.

O planejamento foi o maior desafio. O prédio não parou de funcionar durante a obra e não podíamos comprometer a rotina e a segurança dos usuários”, diz Fabrício Pollilo, coordenador de projetos e obras da JLL. “Tínhamos de pensar em tudo – até em como seriam mobilizações internas para salas de reunião durante a obra.”

Com a obra concluída em 12 meses e dentro do orçamento previsto, a Shell convocou a empresa novamente este ano, desta vez para gerenciar a reforma dos subsolos de dois prédios no Centro Empresarial Barra Shopping, na zona oeste carioca. “O projeto contempla reforma de sanitários, criação de vestiários e de novas áreas de trabalho para concentrar serviços terceirizados pela Shell. Será tudo feito com os locais operantes”, diz Regina Miranda, gerente do projeto. Os subsolos abrigam áreas de serviços, a exemplo de depósitos, compartimentos técnicos e de gerenciamento de resíduos, refeitórios e escritórios de empresas terceirizadas que cuidam da administração e manutenção. A ideia é que a obra seja executada em três meses.

“A parceria global com a JLL é de muito valor para a Shell. O interessante da experiência é que a empresa faz de tudo e um pouco mais, até preparando documentações necessárias para aprovação interna de budget, participando da seleção de executores, com análise de propostas e acompanhamento técnico. Isso agrega valor a cada etapa do projeto, até a entrega”, afirma Carlos Corte Real, gerente regional da Shell na América Latina, responsável pelos escritórios da multinacional de energia no Brasil, Argentina, Venezuela, Trinidad & Tobago e México.

Conheça mais sobre a área de Gestão de Projetos e Desenvolvimento.