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Nossa equipe de Gerenciamento de Propriedades está capacitada a auxiliar nossos clientes também na fase de comissionamento, atuando como auditores das empresas que comissionam os prédios.

 

O mercado imobiliário de empreendimentos corporativos de alto padrão vem crescendo, e com isso também aumenta a necessidade de novas tecnologias para atender à demanda dos novos investidores.

Essas novas tecnologias têm o intuito de auxiliar na obtenção de algumas certificações LEED que englobam desde o processo construtivo – LEED New Construction & Major Renovation (Novas construções e Grandes Reformas) até a operação do edifício – LEED Existing Buildings – Operation and Maintenance (LEED para Edifícios Existentes – Operação e Manutenção).

Os novos empreendimentos são compostos por diversas áreas técnicas com alta tecnologia embarcada, o que exige maior conhecimento dos equipamentos presentes na edificação e completo domínio na operação e manutenção. A fase de comissionamento é o momento mais favorável para obtenção dessas informações.

O comissionamento não só tem o objetivo de garantir o bom funcionamento dos sistemas integrantes da edificação, verificando se foram instalados e se estão operando da maneira para a qual foram projetados, como também de proporcionar um melhor desempenho de sistemas e da própria edificação, além de uma maior qualidade e conforto aos usuários do edifício. Essa etapa é propícia para fazer a integração entre os fornecedores e stakeholders, para aprimorar o manuseio e futuras manutenções preventivas e corretivas que visam assegurar o bom funcionamento e melhor vida útil dos equipamentos.

O comissionamento não é exclusividade de empreendimentos novos ou de grande porte, podendo ser aplicado também em edifícios em uso e de menor porte que estão em plena operação ou em processo de modernização, com a finalidade de realizar melhorias destinadas a obter a fidelização do atual locatário.

Ciente da importância deste serviço, a área de Gerenciamento de Propriedades da JLL vem realizando diversos treinamentos para a sua equipe a fim de capacitar cada vez mais a sua mão de obra. O comissionamento foi um dos temas recentemente abordados.

Em parceria com a A&F Partners Consulting, empresa especializada em consultoria predial, o treinamento abordou as várias etapas do comissionamento ou retrocomissionamento, a importância de cada uma delas, o melhor momento de contratar esses serviços e como gerenciar todo o processo.

Com essa iniciativa, nossa equipe de Gerenciamento de Propriedades está capacitada a auxiliar nossos clientes também na fase de comissionamento, atuando como auditores das empresas que comissionam os prédios. Esse cuidado pode gerar economia futura com a manutenção predial e, consequentemente, pode trazer economia no médio e longo prazos ao tornar a administração predial mais eficiente.

Rubens Bezerra é gerente de infraestrutura da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL

Foto: Divulgação JLL