Como os hotéis franceses estão repensando estilo e espaço

Leitura de 5.5min

Ideia é romper com regras consagradas e criar estruturas vibrantes para atrair e fidelizar novos hóspedes

O design tem sido importante para a indústria hoteleira atrair novos hóspedes e torná-los visitantes recorrentes. Contudo, nos últimos anos, as novas marcas no mercado elevaram seus padrões para se destacar e conquistar uma nova geração de viajantes que está em busca de experiências exclusivas.

Diante de maiores expectativas dos hóspedes, estabelecimentos tradicionais e grandes cadeias em toda a França estão repensando como usar os seus espaços, bem como as aparências dos próprios hotéis e a sensação que transmitem.

A ideia é romper com as regras consagradas de design, desconstruir estilos antigos e reconstruí-los de forma moderna para criar estruturas vibrantes e aprimorar o ambiente”, diz Gwenola Donet, diretora da área de Hotéis e Hospitalidade da JLL na França. “Ao redecorar áreas da recepção, quartos e áreas comuns com um estilo que interage com o público-alvo, os hotéis querem mostrar aos hóspedes que podem oferecer uma experiência personalizada e atender até as menores necessidades.”

Grands Boulevards é um dos hotéis franceses que têm apostado na renovação

Grands Boulevards é um dos hotéis franceses que têm apostado na renovação

Muitos hotéis parisienses ganharam um novo ar recentemente, como o Grands Boulevards, parte do Experimental Group, construído antes da Revolução Francesa, ou o Bienvenue, de Adrien Gloaguen, com seu bar secreto e design moderno.

Seja com um hotel boutique ou fazendo parte de uma cadeia renovada, o objetivo é o mesmo: tornar-se um lugar onde as pessoas queiram ficar por mais tempo, em vez de apenas oferecer um pernoite. Por esse motivo, lobbies e restaurantes estão cada vez mais abertos para receber tanto moradores quanto hóspedes, ajudando a criar um clima do qual as pessoas gostam de fazer parte.

“Espaços comuns se tornaram lugares de socialização, onde hóspedes e moradores locais são bem-vindos, especialmente durante eventos importantes”, afirma Donet. O Hotel Shangri-La em Paris, por exemplo, inaugurou um bar temporário e sazonal, dedicado à era de ouro da dinastia chinesa Song, com cardápio criado especialmente para a ocasião.

No entanto, renovar um hotel não se trata apenas de mudar a aparência. “Um bom design pode causar uma impressão marcante, porém os hóspedes ainda querem serviços de qualidade e uma experiência única e personalizada”, alerta Donet.

Do luxo ao acessível

Os hotéis sofisticados não são os únicos a repensar como podem criar experiências memoráveis. Muitos dos viajantes que hoje em dia se hospedam em locais de médio e baixo custo também têm grandes expectativas, mas orçamentos menores.

“Não deixa de ser necessário adicionar novas tecnologias e criar espaços elegantes em lugares de custo acessível”, comenta Donet. “A questão é como fazer isso”, pondera.

Alguns hotéis estão optando por quartos menores e espaços comuns maiores, projetados de forma artística, criando mais oportunidades para os hóspedes gastarem com comidas e bebidas.

Com design atraente, Mama Shelter expandiu a sua rede a Tolouse

Com design atraente, Mama Shelter expandiu a sua rede a Tolouse

A ideia é fazer com que as marcas hoteleiras não lucrem somente com o quarto, mas também com todas as áreas frequentadas pelos hóspedes”, declara a diretora da JLL. “Ao criar espaços comuns de alta qualidade, os hotéis podem oferecer espaços privados menores, uma tendência que também percebemos nos setores de coworking e coliving. O resultado é que os hóspedes têm uma melhor experiência com o dinheiro gasto e os proprietários dos hotéis recebem um retorno vantajoso pelo investimento.”

Com o novo design focado em marcas hoteleiras que ingressam na base do mercado francês, a competição está se acirrando rapidamente.

O Mama Shelter, que combina áreas de estar e de trabalho de plano aberto com quartos de design atraente, expandiu a sua rede para Toulouse. O Motel One, em Paris, também aderiu a essa mescla, com quartos projetados individualmente e destinados aos viajantes com baixo orçamento.

Grandes cadeias estão atentas

A crescente presença e popularidade dos hotéis ultramodernos fez com que as grandes cadeias pensassem sobre como suas marcas atuais se encaixam no dinâmico mercado francês. Algumas estão lançando novas marcas. O Hilton, por exemplo, dedicou-se aos seus primeiros hotéis “lifestyle” na França – o Canopy by Hilton Paris Trocadero será inaugurado em meados de 2020 e o Canopy by Hilton Bordeaux Chartrons receberá os primeiros hóspedes no início de 2021, ambos projetados para refletir a arte, a cultura e a gastronomia locais.

Canopy by Hilton Paris Trocadero será inaugurado em meados de 2020

Canopy by Hilton Paris Trocadero será inaugurado em meados de 2020

Muitas das grandes cadeias de hotéis têm uma imagem um tanto ultrapassada, especialmente entre os consumidores mais jovens. Trazer novas marcas ao mercado francês é a chance de revitalizar sua imagem e atrair novos clientes”, indica Donet.

De fato, conforme o mercado francês evolui para atender as preferências dinâmicas dos viajantes modernos, nenhuma marca pode se dar ao luxo de ficar inerte.

 

*Reportagem originalmente publicada no Real Views