Comprar ou alugar um imóvel comercial?

Leitura de 4min

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão importante na estratégia de ocupação de uma corporação, podendo trazer ganhos financeiros e operacionais para as empresas.

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão importante na estratégia de ocupação de uma corporação, podendo trazer ganhos financeiros e operacionais para as empresas.

Toda corporação depara com o dilema de comprar ou alugar quando está elaborando sua estratégia de ocupação e de portfólio imobiliário. Afinal, o que irá trazer maior retorno?

Segundo Eduardo Miyamoto, especialista da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL, não há uma resposta pronta. “Algumas empresas possuem perfil patrimonialista, sendo proprietárias de grande parte dos imóveis que ocupam, outras evitam imobilizar seu capital em ativos imobiliários, recorrendo à locação. Há ainda as que preferem aproveitar-se dos momentos do mercado imobiliário e do mercado de capitais. Tudo depende do custo de oportunidade de cada companhia.”, afirma Miyamoto.

Como decidir
Para decidir se é melhor comprar ou alugar, é preciso considerar tanto o perfil da ocupação quanto o perfil do imóvel em si. Do ponto de vista da ocupação, as corporações apresentam algumas características favoráveis à locação ou à aquisição.

locacaoxcompra

Em resumo
 A estabilidade operacional e a geração de caixa favorecem a compra do imóvel a ser ocupado.
 A necessidade de flexibilidade operacional, a volatilidade de receita e de produção e o crescimento orientado à aquisição de outros players de mercado tornam a locação uma estratégia de ocupação mais adequada.

Fatores de gestão financeira também são importantes nessa decisão. Por exemplo, empresas que buscam deduções advindas da depreciação veem maiores oportunidades na aquisição de um imóvel.

A análise do mercado imobiliário também é extremamente relevante para garantir a liquidez futura do ativo e obter ganhos dentro do ciclo imobiliário. “Operar de forma adequada os momentos de depressão e euforia dentro do mercado pode trazer ganhos financeiros e operacionais significativos às corporações”, conclui Miyamoto.

Como a JLL pode ajudar
A JLL pode ajudar sua empresa a avaliar sua ocupação, identificando oportunidades de economias e oferecendo a melhor estratégia de ocupação tendo em vista as características de sua empresa e dos imóveis que ocupa.

Foto: Shutterstock/ Nito