O Condomínio City Tower, no Rio de Janeiro, sob gestão da JLL, busca a certificação LEED, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC). O USGBC avalia e reconhece soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no processo de operação e manutenção de um empreendimento existente para reduzir os impactos causados no meio ambiente durante toda a vida útil do edifício.

Para atender uma das exigências da certificação, a equipe da JLL, em parceria com o CTE, realizou no período de 5 a 11 de dezembro uma pesquisa com os ocupantes do prédio com o objetivo de identificar quais os meios de transporte usados pelos ocupantes para chegarem ao trabalho e incentivar o uso do transporte coletivo (como ônibus, metrô e carona solidária).

Por meio dessa pesquisa, verificamos que 76% dos ocupantes do City Tower já usam o transporte coletivo, o que é um dado importante, pois já atendemos um requisito de sustentabilidade”, afirma Christiane Durante, gerente de Infraestrutura da JLL.

Para a realização da pesquisa, os ocupantes tiveram à disposição alguns totens eletrônicos para responderem as questões. A identificação dos respondentes se deu através do controle de acesso, que faz a leitura dos crachás.

Em 2012, a São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., proprietária do Edifício City Tower, investiu R$ 1 milhão em ações de sustentabilidade que atendem os requisitos da certificação LEED, desde a implantação do telhado verde, com captação de água da chuva, como a substituição de todas as bacias sanitárias do prédio por outras mais econômicas, substituição de parte da iluminação por LED, instalação de medidores de energia e água, entre outras iniciativas.

Confira o resultado de um dos itens da pesquisa realizada numa quinta-feira com os ocupantes do Condomínio City Tower:

Que meio de transporte você utilizou para chegar ao trabalho na Quinta-feira?