Condomínio verde e conta no azul

Leitura de 5min

Além de ser o primeiro condomínio industrial totalmente sustentável no Brasil, o Greentec, no Rio Grande do Sul, reduz custos para empresas.

 

GreenTecAtenta ao potencial da região de Caxias do Sul (RS), a DSM Administração e Construção elaborou o projeto do condomínio Greentec, um parque industrial logístico com alta tecnologia e foco em sustentabilidade. O empreendimento ocupará uma área total de 1,2 milhões de m2. O terreno será dividido em 132 lotes que variam de 2.250 a 20 mil m2 cada, destinados para a construção de indústrias e infraestrutura logística. Estima-se a instalação de 50 a 60 empresas. A ideia principal é compartilhar despesas e benefícios entre as empresas instaladas no condomínio.

Energia, segurança, gestão de resíduos e tratamento de efluentes, por exemplo, serão responsabilidades do condomínio e não de cada empresa individualmente. Áreas comuns abrigarão lojas de conveniência, centro de eventos, bancos, centro médico, restaurante, espaço de lazer com quadra poliesportiva, entre outras facilidades. A JLL, responsável pela administração do condomínio, acompanha todo o projeto – desde as obras – para garantir que a operação ocorra da melhor maneira.GreenTec

A infraestrutura do Greentec RS vai ajudar as empresas a se tornarem mais rentáveis, eficientes e corretas do ponto de vista ambiental. Ele contará com energia limpa (solar e eólica), coleta seletiva de lixo e destinação para reciclagem, estação de compostagem que gera material orgânico para adubagem e reutilização de água para fins que não exijam padrão de potabilidade.

Como temos uma ampla visão da operação deste tipo de empreendimento, conseguimos identificar mudanças que diminuem o custo condominial e são benéficas para os futuros usuários”, diz José Roberto Freitas,  Gerente Regional da JLL.

O próximo passo para o projeto urbanístico do Greentec RS será a certificação de sustentabilidade por meio do selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Vanzolini.