Consultoria em Sourcing traz eficiência na gestão de fornecedores e economia

Leitura de 2.5min

Equipe especializada oferece suporte estratégico e operacional para a área de compras de uma empresa

Lidar de maneira eficiente com fornecedores de diversas categorias, principalmente aqueles que não são relacionados diretamente ao negócio, é um desafio que tira as empresas de seu foco principal. Então, que tal contar com um parceiro com know how estratégico e operacional? É o que faz uma área de Sourcing as a Service (SaaS).

O trabalho de sourcing como um serviço estratégico pode acontecer em várias frentes, separadamente ou de maneira integrada:

  • análise das necessidades e portfólio do cliente para elaboração de estratégias de fornecedores;
  • implantação da estratégia (seja a desenvolvida pela consultoria ou a elaborada pelo cliente);
  • gestão de contratos, como acompanhamento de datas de renovação, documentação e due diligence;
  • operacional, como pagamento de ordem de compra dos fornecedores.

Nossa equipe especializada identifica oportunidades de economia e de melhora da performance dos fornecedores, definindo e avaliando indicadores de desempenho”, explica Lilian Pontes, gerente de Sourcing da JLL.

Sourcing gera economia

A economia média com a consultoria é de 18% em materiais e em serviços de zeladoria, mas há projetos em que chega a 25%, segundo dados da JLL. As demandas das empresas são as mais variadas, como análise de gastos, negociações com fornecedores, redução de portfólio, entre outras.

A maior dificuldade das empresas costuma ser a gestão de contratos. Se você tem uma boa estratégia e uma boa gestão, a economia é consequência. Mas, quando não se sabe o quanto se compra e o quanto se gasta, não tem como controlar”, afirma Lilian.

Gerente de Sourcing da JLL, Lilian aponta a gestão de contratos como a maior dificuldades das empresas

Gerente de Sourcing da JLL, Lilian aponta a gestão de contratos como a maior dificuldades das empresas

Para isso, a JLL acaba de implementar uma ferramenta de sourcing e procurement que concentra processos de BID (ofertas), gestão e avaliação de fornecedores, entre outras informações. A maioria dos fornecedores é de Gerenciamento de Facilities, mas a ferramenta permite a inclusão de outras categorias, como viagens e eventos, Tecnologia da Informação, fornecedores jurídicos e de Recursos Humanos.

“Os dados são compartilhados com os clientes, que podem acompanhar quais são os fornecedores, o gasto com cada um, o andamento dos contratos. No caso de BID, as cotações dentro da ferramenta trazem segurança para compliance. Enfim, são muitos os benefícios”, indica a executiva.