Leitura de 6min

Os projetos arquitetônicos estão cada vez mais sofisticados e audaciosos.

Os projetos arquitetônicos estão cada vez mais sofisticados e audaciosos, com grandes vãos, pés-direitos duplos e até triplos nas recepções, ar condicionado com sistema VRF, elevadores com chamadas antecipadas e que armazenam energia na frenagem e iluminação com lâmpadas LED, além de vários dispositivos de alto grau de tecnologia incorporados. Mas como garantir a perfeita aplicação e manuseio de tantas tecnologias nos empreendimentos imobiliários? Como avaliar se elas trarão resultados operacionais positivos, como redução de custos diretos, aumento da eficiência energética, otimização do tempo operacional, além de conforto, bem-estar e valor ao imóvel? A resposta está na contratação de uma Consultoria Operacional eficiente, ainda na fase de anteprojeto.

Soluções multidisciplinares

Durante uma Consultoria Operacional, profissionais com larga experiência estudam o esboço do projeto sob vários ângulos, levando ao produto avaliações e diagnósticos para que o empreendimento seja técnica e operacionalmente correto, com melhor adequação dos espaços e aplicação de tecnologia de ponta. São apresentadas análises sobre se existem e são suficientes os espaços destinados a abrigar equipamentos, máquinas e acessórios para a operação do empreendimento no seu dia a dia. Também são acrescentados itens e soluções multidisciplinares, como sugestões de modificação na infraestrutura e facilidades na propriedade e estrutura do empreendimento. O objetivo é favorecer o projeto como um todo, fornecendo condições para a realização de manutenções preditivas, preventivas e corretivas para a durabilidade e o desempenho dos equipamentos e evitando possíveis deficiências operacionais, como falta de espaços de manutenção, de lixeiras, de limpeza e de ventilação na casa de máquinas, por exemplo.

Monitoramento integral

Após a entrega do Relatório de Recomendações e a realização de reuniões com empreendedores, projetistas e consultores, a equipe de Consultoria Operacional parte para o acompanhamento do projeto e da construção, intensificando sua atuação como o ‘olho’ do operador durante a obra. A intenção é garantir a aplicação das soluções propostas e promover novas análises, se necessário. Graças a esse trabalho, repleto de desafios, mas igualmente gratificante, o empreendimento entrará em operação com tudo alinhado, sem surpresas desagradáveis, proporcionando ganhos financeiros aos nossos parceiros e conforto aos usuários.