Leitura de 6min

Em sociedades com sérios problemas de desigualdades, a valorização da diversidade também pode representar uma iniciativa promissora de inclusão social

A diversidade é um tema cada vez mais recorrente no ambiente corporativo, tanto pela necessidade das empresas se adaptarem aos desafios de um mercado globalizado e em constante mudança, como também pela reivindicação da sociedade por oportunidades mais justas e que respeitem à dignidade de todas as pessoas.

Nesse sentido, a diversidade conecta a empresa à realidade na qual está inserida, ou seja, a coloca diante de situações, desafios e oportunidades conforme o tempo e lugar em que se encontra. Dessa forma, adiciona valor às organizações e legitima o direito à diferença, criando condições para o pleno desenvolvimento de talentos e potencialidades.

Mas afinal, o que é DIVERSIDADE?

O termo diversidade abrange significados como diferença, variedade, multiplicidade. Além disso, é um conceito que representa a expressão máxima da humanidade, visto que as pessoas ao mesmo tempo em que são iguais também são diferentes. Em outras palavras, são as semelhanças somada às diferenças que nos tornam humanos e, como tal, diversos. Logo, diversidade é algo que vai além de questões como vulnerabilidade social, etnia, religião, idade ou gênero, por exemplo.

No entanto, em sociedades com sérios problemas de desigualdades, a valorização da diversidade também pode representar uma iniciativa promissora de inclusão social, uma vez que dá voz aos direitos das minorias (grupos historicamente marginalizados, no qual seus membros foram excluídos do exercício da cidadania). Assim, promover uma cultura inclusiva, também é proporcionar um ambiente de combate ao preconceito e à discriminação.

Portanto, ao ver as diferenças como oportunidades ao invés de barreiras, permite que as empresas usufruam todo o potencial de seus colaboradores, tornando-as mais competitivas e proporcionando diversos benefícios, como a Inovação e Criatividade, Melhor desempenho financeiro, Maior produtividade e Valorização da imagem empresarial.

Fique de olho no Panorama! Os benefícios citados neste artigo serão abordados com mais detalhes numa entrevista pingue-pongue com a Thays Toyofuku.

Thays Toyofuku  é responsável pelo programa de Diversidade e Inclusão da JLL no Brasil.

Imagem de capa: Shutterstock

Foto da Thays: Victor Dragonetti