Diversidade traz benefícios para as empresas e seus colaboradores

Leitura de 5min

Inovação, criatividade, melhora do desempenho financeiro, maior produtividade e valorização da imagem empresarial são benefícios da diversidade e inclusão dentro das empresas.

No último artigo de Thays Toyofuku, responsável pelo programa de Diversidade e Inclusão da JLL no Brasil, publicado no Panorama, falamos sobre diversidade no trabalho. Ela comentou ao final do texto que, ao verem as diferenças como oportunidades ao invés de barreiras, as empresas usufruem de todo o potencial de seus colaboradores, tornando-as mais competitivas e proporcionando diversos benefícios, como a Inovação e Criatividade, Melhor desempenho financeiro, Maior produtividade e Valorização da imagem empresarial.

É sobre esses benefícios que vamos falar agora, nesta entrevista com Thays.

Por que você diz que Inovação e Criatividade são benefícios?

Equipes formadas por diferentes pessoas estimulam a inovação e criatividade, proporcionando diferenciais competitivos para as empresas, uma vez que possibilitam desenvolver novos produtos e serviços, além de garantir que estes respeitem a cultura de seus clientes.
Em 2011, a revista Forbes realizou um estudo com 321 grandes empresas globais, de pelo menos U$500 milhões em receita anual, no qual 85% concordaram ou concordaram fortemente que a diversidade é crucial para promover a inovação em sua força de trabalho.

Outro benefício é a melhora do desempenho financeiro. Mas qual a relação entre diversidade e desempenho financeiro?

Embora a correlação entre diversidade e melhor desempenho financeiro não se traduza automaticamente, diversos estudos apontam que as empresas que se comprometem em ter lideranças diversificadas apresentam melhor performance.
Em 2015, a consultoria McKinsey divulgou uma pesquisa com 366 empresas públicas de diversos segmentos no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos, na qual concluiu que empresas que incentivam a diversidade de gênero e raça estão mais propensas em ter retorno financeiro acima da média nacional de sua indústria, em 15% e 35% respectivamente.

E a diversidade promove uma maior produtividade?

A valorização da diversidade contribui para um clima positivo e mais tolerante, estimulando a cooperação e a sinergia entre os colaboradores em torno de seus objetivos comuns. Outro estudo, realizado em 2015 pelo Hay Group no Brasil com 170 empresas brasileiras e publicado na revista Harvard Business Review, apontou que nos locais onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações. Além disso, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas responsabilidades formais do que nas empresas em que esse ambiente não é incentivado.
A pesquisa revelou também que líderes e funcionários motivados possuem desempenho 50% maior do que os demais. De acordo com uma análise dos últimos cinco anos de pesquisa de clima do mercado realizada pelo Hay Group, entre os anos de 2010 a 2014, as empresas com funcionários mais motivados tiveram sua receita líquida crescendo 4,5 vezes mais em comparação com as outras.

E também é um benefício para a empresa a valorização da sua imagem empresarial…

Sim. Empresas que projetam uma imagem de valorização da diversidade e de responsabilidade social tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores. Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Akatu, em 2012, revelou que 53% dos consumidores concordam que as empresas devem ir além do que é exigido pelas leis, buscando gerar mais benefícios à sociedade. E, ao serem questionados sobre as práticas de Responsabilidade Social Empresarial, 37% dos entrevistados consideraram essencial manter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas com deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades.