No dia 19 de setembro, os consumidores conheceram a nova marca da Nextel, que trocou o vermelho e o asterisco pela cor laranja e um novo ícone da marca: o conector em forma de X. Tannia Fukuda, gerente de Branding da Nextel, conta que o projeto de rebranding teve início há dois anos e aconteceu simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru.

A empresa de design Landor desenvolveu a nova identidade visual e a JLL foi a escolhida para gerenciar a implantação por meio de suas filiais locais. No Brasil, a empresa coordenou a mudança da primeira fase do projeto, que incluiu 80 lojas próprias, 40 balcões de varejo, 86 quiosques, 15 escritórios corporativos e em 260 ativos da marca, entre uniformes, placas de sinalização e templates de apresentações.

Charles Nunes, diretor da área de Gestão de Projetos e Desenvolvimento da JLL, explica que a estratégia da virada definiu que a mudança aconteceria só em São Paulo e Rio de Janeiro. Foram mais de 100 colaboradores, 53 fornecedores e sete mil horas de trabalho na primeira etapa. Segundo Nunes, foi necessário desenvolver os profissionais em capacidade de execução e qualidade para equalizar o padrão e ter o mesmo produto final do ponto de vista visual.

O comprometimento da JLL com o prazo durante a gestão fez com que o Brasil se destacasse no processo da virada de todos os ativos da marca e pontos de venda no tempo definido. A uniformidade no resultado final se deve à presença internacional da nossa empresa”, comenta Guilherme Soares, diretor de Gestão de Projetos e Desenvolvimento da JLL.

Mas, o cuidado para que a nova marca não significasse um rompimento com a imagem construída até então envolveu não só a questão conceitual, como também a seleção de todos os ativos da marca. Com o produto Brand 3D, a JLL garantiu que todo o processo de rebrand acontecesse de maneira integrada. “A JLL trouxe ao projeto organização, método e um time altamente qualificado e comprometido”, diz a gerente da Nextel.

A finalização da segunda fase do trabalho estava prevista para abril de 2012, com a abertura de 15 lojas novas, repaginação de mais 19 lojas, 14 escritórios corporativos, mais de 45 quiosques, 600 balcões de varejo e 50 ativos da marca, mas foi antecipada para dezembro deste ano (de 2011), com o objetivo de aproveitar as vendas de fim de ano.

 

Jornalista responsável: Velma Gregório – MTB 5497