Há 20 anos em atividade e um dos mais antigos clientes da JLL no Brasil, o Edifício Candelária Corporate, localizado no centro do Rio de Janeiro, acaba de conquistar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), após avaliação de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Edifica). A ENCE indica a eficiência energética de produtos, equipamentos, veículos e edificações.

O empreendimento alcançou o nível A (o mais eficiente) para os três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar, além de bonificações pelo consumo consciente de água nas áreas comuns da edificação.

Essa conquista é resultado de uma gestão cuidadosa e de investimentos que vêm sendo realizados desde 2009 com foco em atualização da tecnologia utilizada, na otimização do consumo de energia e na redução de custos operacionais”, informa Julieta Pinheiro, gerente da JLL responsável pelo edifício.

Entre as iniciativas, Julieta cita desde a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED até a modernização do sistema de refrigeração, entre outros investimentos, melhorias e adoção de novos procedimentos operacionais propostos pela equipe de gerenciamento de propriedade da JLL que atua no edifício.

Como resultado de todas essas ações, o Candelária Corporate, que contou com a consultoria da Casa do Futuro para se preparar para a auditoria do Inmetro, consome atualmente 30% menos energia do que a média de 2010. Além de eficiência energética e do direito à etiqueta ENCE, essas iniciativas permitem manter o custo de energia competitivo, que é um dos itens que mais pesam no condomínio.

Esse êxito comprova a importância da visão coletiva na gestão de um empreendimento, com uma atuação conjunta com os proprietários, locatários e prestadores de serviço”, afirma Julieta.

Ao lado da redução de custos e do ganho de competitividade do edifício, os resultados vêm na forma de contribuição para a sustentabilidade. De acordo com o site da Fundação CERTI, o uso de energia elétrica por edificações representa 45% do total consumido no país.

selo_procel_candelaria

Foto: Procel

 

Pela conquista do nível A da ENCE nos três sistemas, o Candelária Corporate recebeu também o Selo Procel Edificações, criado em novembro de 2014 para identificar os imóveis com os melhores desempenhos em relação ao uso de energia se comparado a outras edificações da mesma categoria.

Apoio ao cliente para a sustentabilidade

Contribuir para melhorar a eficiência de todos os empreendimentos que administra é uma prática que faz parte da filosofia da JLL, informa o diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL, Fábio Martins.

Nossas equipes técnicas e de gestão estão permanentemente buscando oportunidades de realizar projetos, modificar processos com foco em redução de consumo de energia e água, por exemplo. Temos, inclusive, um grupo de colaboradores que pensam e pesquisam a respeito desses temas e fomentam soluções, que contribuem para a valorização do empreendimento, economizam recursos e dinheiro, enfim, tornam o prédio mais sustentável.”

 

Leia mais em:

Com apoio da JLL, Candelária Corporate reduz consumo de energia.

Gestão sustentável da JLL no Candelária Corporate ganha destaque em blog do Secovi-Rio.