Entenda e aproveite os ciclos imobiliários

Leitura de min

Método Property Clock da JLL ajuda os locatários e proprietários a entenderem o ciclo do mercado imobiliário para tomar decisões

A macroeconomia, a política, a demanda e a oferta, entre outros fatores, influenciam os preços dos imóveis. Afinal, o mercado imobiliário é feito de ciclos baseados na antiga lei da oferta e da procura. Ora os preços estão em alta, ora em baixa, ora há falta, ora superoferta de imóveis. Ou seja, ora o ciclo favorece o proprietário, ora beneficia o locatário ou comprador.

Por isso, para quem não acompanha o ritmo desse setor, é difícil ter certeza sobre a decisão a tomar. Quando é um bom momento para comprar ou alugar um imóvel? E é a hora certa de vender?

A JLL desenvolveu o método Property Clock, que ajuda a compreender o momento de cada segmento imobiliário em seu ciclo. Essa informação é útil para a tomada de decisão de investimento imobiliário ou locação de imóveis corporativos (escritórios, galpões e espaços de varejo).

Então, como funciona o Property Clock?

O caráter cíclico do mercado imobiliário vem principalmente do descompasso entre demanda e oferta. E é representado no Property Clock em suas quatro fases: Peaking Market, Falling Market, Bottoming Market e Rising Market.

research_clock

Hora de aproveitar oportunidades

O ganho de capital com investimento no mercado imobiliário pode ser significativo quando se sabe trabalhar com as oportunidades do ciclo. Segundo nossa pesquisa imobiliária, o percentual acumulado de valorização imobiliária para quem comprou e vendeu em São Paulo no período entre 2005 e 2015 foi melhor para aqueles que investiram em 2005 e desinvestiram em 2012.

O valor ganho para quem aproveitou aquele momento de ciclo é estimado em elevados 255,7%, desconsiderando receitas de aluguel.

Em que fase do ciclo estamos agora?

A análise do histórico do mercado brasileiro de imóveis corporativos indica que o ciclo do setor dura cerca de 10 anos.

Segundo Eduardo Miyamoto, especialista da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL, hoje a expectativa de elevação dos preços de imóveis já é uma realidade, aliada à perspectiva do mercado de volta do crescimento e da redução das taxas de juros. Essa tendência já pode ser observada no IFIX, que valorizou 26% neste ano.

“Temos também percebido o interesse de investidores nacionais e internacionais na aquisição de imóveis a preços competitivos. Mas vale ressaltar que o ciclo de mercado não é o único fator a ser analisado, é necessário entender, entre outras coisas, o contexto competitivo atual e futuro em que o ativo está inserido e em qual estágio do ciclo de vida ele se encontra”, observa Miyamoto.

Como a JLL pode ajudar

A JLL auxilia os seus clientes a montar a melhor estratégia de portfólio ao longo dos ciclos imobiliários. Com nossa Pesquisa de Mercado trimestral (On Point de Escritórios e On Point Industrial), são analisadas tendências de mercado e a evolução da oferta e da demanda, posicionando os mercados dentro do Property Clock.

Foto: Shutterstock/ Iakov Kalinin
Infográfico: Divulgação JLL