Estádios sustentáveis

Leitura de 4min

Eficiência energética e sustentabilidade são as principais metas das obras.

Nem bem a Copa do Mundo terminou no Brasil e a FIFA já coloca em prática os projetos das construções para o torneio de 2018 na Rússia. Eficiência energética e sustentabilidade são as principais metas das obras. Para isso, seis das 10 arenas erguidas para o evento serão alinhadas aos padrões Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology, mais conhecida como BREEAM.

Segundo Ksenia Agapova, diretor associado da JLL, que hoje também atua como assessor do BREEAM em três dos projetos da FIFA, as normas elevarão o nível de design e construção sustentáveis na Rússia.”

A certificação BREEAM – uma medida internacional para a sustentabilidade em edifícios, com mais de 250 mil construções certificadas – tem sido amplamente utilizada no cenário esportivo, com destaque para os eventos esportivos de Londres 2012. Os seis estádios avaliados na Rússia contarão com uma redução de 40% no consumo de energia, em comparação a de um edifício semelhante, com holofotes de eficiência energética, aquecimento eficiente e recuperação de calor.