Gigante de concreto

Leitura de 5min

Centro Empresarial de São Paulo é o maior complexo comercial da América Latina e o primeiro do Brasil a adotar o conceito de Intelligent Building

 

Os arranha-céus envidraçados da capital paulista chamam a atenção, mas ainda assim não superam o Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp), que há mais de 30 anos se mantém como o maior complexo comercial da América Latina. Ao todo, são 410 mil m² de área construída no projeto do arquiteto carioca João Henrique Rocha. Ele trouxe ao Brasil o primeiro empreendimento com o conceito de Intelligent Building, ou seja, construções que utilizam tecnologia e processos automatizados para se tornarem mais seguras e produtivas aos ocupantes e mais eficientes operacionalmente para proprietários.

A construção do complexo teve início em 1973 e envolveu cerca de quatro mil homens. Inaugurado em 15 de abril de 1977, o centro empresarial foi erguido em terreno de 23 hectares próximo à Marginal Pinheiros, num local rodeado por 185 mil m² de área verde – equivalente a quatro parques Trianon. A área construída do condomínio ocupa 350 mil m² (o mesmo que 50 campos de futebol) e os andares têm área útil de 2,8 mil m².

Os sete blocos do complexo abrigam 67 empresas de grande e médio porte, um centro de eventos e um shopping com aproximadamente 100 lojas, além de posto de gasolina, oficina mecânica, estacionamento para 4.500 carros e até heliponto. Toda essa infraestrutura recebe, diariamente, 20 mil pessoas que trabalham no local e cerca de três mil visitantes.

Cenesp

 

Tecnologia avançada

Há alguns anos, o complexo passou por um processo de modernização de arquitetura e de infraestrutura de utilidades. Foram investidos aproximadamente R$ 90 milhões em obras. As mais recentes foram novos sistemas de controle de acesso aos blocos, sistema fechado digital de segurança, com gravação e acompanhamento, além de automação de ar-condicionado. Além disso, as empresas instaladas no Centro Empresarial utilizam um sistema que reúne chamadas de voz, e-mail, fax e Internet a partir de redes de computadores das próprias empresas, sem a necessidade de instalação de sistemas individuais para cada serviço.

O condomínio oferece às empresas a opção de serviços de instalação e manutenção civil, hidráulica e elétrica. As solicitações são feitas por moderno sistema de informática que opera pela Internet e interliga todo o complexo. Os elevadores têm sistema de acionamento variável por meio de painéis digitais que permitem maior supervisão e controle, além de gerar uma economia de 45% no consumo de energia. Neste sistema, o motor tem velocidade variável (funciona somente quando necessário) e varia a potência do motor de acordo com a carga.

Com quase três décadas de existência, o Cenesp permanece o gigante empresarial da América Latina e, acima de tudo, está constantemente se atualizando e se adequando às necessidades modernas, oferecendo aos seus usuários e frequentadores um local apropriado para trabalhar.