A realocação do campus do Ibmec Brasília fez parte do projeto que a equipe de gestão de projeto e obra da JLL conduziu para redes de ensino do grupo internacional Adtalem Global Education.

Além desse empreendimento, integraram o projeto os campus Ibmec Barra, no Rio de Janeiro (RJ), e Ibmec São Paulo, na capital paulista, e a Unifanor, em Fortaleza (CE), que também foram ou serão destaques no Paronama.

No Distrito Federal, eis os maiores desafios encontrados:

• Mudança de estratégia e de escopo solicitada pelo cliente com a obra em andamento, sem alteração da data de finalização;
• Realocação de um café para outro espaço, dentro do mesmo prédio comercial.

“A área inicialmente planejada para esse campus foi reduzida, quando o trabalho da equipe de gestão de projeto e obra da JLL já estava em andamento. Tivemos que replanejar o projeto”, lembra a engenheira Camila Penoni, do setor de PDS (Project and Development Services) da JLL.

Habituada a lidar com mudança de rota, ela acrescenta que, depois de refazer o projeto, a equipe da JLL realizou uma engenharia de valor e maximização de recursos, como o uso de mobiliário já existente, para reduzir os custos adicionais ocasionados pela alteração de estratégia.

Camila e a equipe também tiveram de negociar e administrar a mudança de andar de um café de 70m², que ficava na área locada pelo cliente.

“O desafio foi atender às exigências da proprietária e gerenciar o relacionamento com ela em tempo hábil para não comprometer o prazo de entrega da obra do campus”, conclui a engenheira, celebrando o cumprimento do prazo contratado.