Inovação em tecnologia assegura vantagem competitiva no mercado imobiliário

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Conheça alguns diferenciais da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL

Como uma empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário, a JLL se antecipa às tendências e possui soluções que trazem vantagem competitiva para seus clientes e para seu próprio negócio.

Um dos diferenciais da empresa é o uso de plataformas online para:

  • agilizar a compra de commodities e serviços;
  • facilitar a gestão da manutenção predial;
  • organizar a parte jurídica (documental e de contratos);
  • automatizar a gestão financeira.

O mercado imobiliário ainda é muito tradicional e há um grande potencial para adoção de novas tecnologias. É um movimento que não tem mais volta, e precisamos estar atualizados”, diz Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

O executivo explica que o principal objetivo dos sistemas é organizar dados e transformá-los em informação útil para o dia a dia. “Isso traz ganhos para toda a cadeia, principalmente credibilidade das informações e maior agilidade e eficiência nos serviços e na gestão”, declara.

 

 

Conheça um pouco mais das tecnologias adotadas pela JLL no mercado imobiliário e veja como podem ajudar o seu negócio:

 

  • Plataforma de compra de commodities e serviços: a JLL já usava um sistema para compra de commodities como material de escritório e itens de papelaria, mas percebeu que o maior volume era de contratação de serviços, como limpeza e manutenção. Nos últimos três anos, esse passou a ser o foco da plataforma. Fornecedores podem se cadastrar para participar de concorrências e são divididos por microrregiões.

“Assim, é possível compartilhar equipamentos e até profissionais entre os empreendimentos de uma mesma área, o que proporciona redução de custos e melhoria nos serviços. É bom para os fornecedores e para os clientes”, afirma Martins.

 

  • Plataforma de gestão da manutenção: a ferramenta padroniza informações de diferentes empreendimentos, permitindo comparar dados de consumo, custos, tempo de resposta para ordens de serviço, entre outros. A maior facilidade é que tudo fica acessível no smartphone.

“Essa ferramenta está preparada para auxiliar nas vistorias técnicas e de infraestrutura feitas para nossos clientes e para o mercado, agilizando em 60% o fechamento dos nossos relatórios”, calcula o diretor de Gerenciamento de Propriedades.

 

  • Plataforma de automatização do jurídico: visa a organizar a parte documental e de contratos, ordenando as solicitações para a área jurídica. É possível ter acesso a documentos como contratos e certificados e ainda medir a eficiência do trabalho do departamento, acompanhando o quanto cada contrato demandou da área.

 

  • Automatização do financeiro: o sistema traz dados de orçamento, inadimplência, contas a pagar, entre outros, além de permitir comparações de histórico e deixar disponível algumas informações para o síndico, como boletos, no smartphone.

“A plataforma também está preparada para ajudar com a projeção do budget do próximo ano, análise das distorções com ‘flags’ de advertência, comparativos por faixa e tipos de imóveis parecidos. No futuro, teremos benchmarking para tudo e as plataformas estarão interligadas. Com isso, serão gerados gráficos comparativos do que for solicitado, auxiliando em muito a gestão da JLL”, pontua Martins.

Atento às inovações, Fábio Martins vislumbra “um horizonte com muito potencial” para a JLL

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Grupos de evolução com foco em inovação

São várias as iniciativas dentro da JLL para manter a empresa e seus profissionais atualizados, em linha com as tendências de gestão de organizações inovadoras. Há grupos de evolução que envolvem diversos temas, como auditoria, manual operacional, sustentabilidade e análise de risco, para discutir possíveis melhorias na operação.

Na área de Gerenciamento de Propriedades, um desses grupos reúne jovens profissionais para pensar nos gargalos e debater possíveis soluções, e outro, de planejamento estratégico, participa de eventos externos de startups e inovação.

Não podemos ter medo de errar. Esse é o espírito da JLL. O ano de 2018 foi desafiador, mas vemos um horizonte com muito potencial. Com essas inovações, saímos na frente para entregar aos clientes mais facilidade e qualidade nos serviços”, diz Martins.

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