JLL participa da Rio+20

Leitura de 4min

Na Rio+20, o diálogo entre as cidades, o setor privado e os tomadores de decisão internacionais para a promoção de uma economia verde foi o tema central do encontro da CDP.

A convite do Carbon Disclosure Project(CDP), Frederico Vasconcellos, diretor de Serviços de Engenharia da JLL, participou no dia 15 de junho, na Rio+20, de um encontro organizado pelo CDP em que foram discutidas soluções para cidades que buscam fazer a transição para a economia verde.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que atua para transformar a forma como o mundo faz negócios visando à prevenção da mudança climática e a proteção dos recursos naturais.

O CDP incentiva empresas e cidades de todo o mundo a medir e reportar a emissão de gases de efeito estufa, gestão de recursos hídricos e riscos de impactos ambientais. Esses dados permitem que empresas, investidores e cidades tomem decisões acertadas e ações para um mundo mais sustentável.)

Na Rio+20, o diálogo entre as cidades, o setor privado e os tomadores de decisão internacionais para a promoção de uma economia verde foi o tema central do encontro da CDP. Segundo Frederico Vasconcellos, que representou a JLL globalmente,

as cidades estão se comprometendo com metas de redução de emissão de gases, desenvolvendo estratégias de gestão dos recursos hídricos, identificando e implementando medidas de eficiência energética, entre outras ações, que podem ter retorno sobre os investimentos, além dos óbvios benefícios ambientais”, afirma.

O diretor explicou que, além disso, algumas cidades estão emitindo relatórios sobre as principais variáveis ambientais. Essas informações ajudam a tomar ações em longo prazo e a criar uma competição positiva entre as cidades, já que os investidores analisarão as informações para decidirem onde vão investir e se terão retorno sobre o investimento.

A JLL também publica relatórios com informações para que os investidores possam tomar decisões mais conscientes. Um deles é o Global Transparency Index, que compara os países com relação à Legislação e as  melhores práticas de negócios adotadas por eles.

Durante a Rio +20, Frederico Vasconcellos dividiu a mesa com outros palestrantes: executivos do CDP, da Siemens, da Ernst & Young, do Banco Mundial, da WWF International e representantes de prefeituras de Melbourne (a capital e a maior cidade do estado de Victória, na Austrália) e Masdar, cidade planejada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, cuja principal característica é a sustentabilidade, incluindo a meta de tornar-se neutra de CO2.