Leitura de 5min

Um dos fatores importantes durante a avaliação de uma propriedade é a sua margem de assertividade, cuja referência, por exemplo, pode corresponder à sua localização e acessibilidade.

 

A avaliação para venda e locação de determinado imóvel, seja ele comercial, industrial, institucional ou de serviços tem inúmeras finalidades, entre elas o valor patrimonial para fins contábeis, para fins de seguros, de investimentos, para renegociação de contratos de locação, entre outros. Focada no desenvolvimento do setor, a JLL promove pesquisas detalhadas aos seus clientes, a fim de norteá-los sobre o valor de mercado de suas propriedades, a melhor forma de comercializar determinado imóvel e o melhor retorno que é possível se obter – oferecendo estudos de mercado que visam viabilizar cada produto.

Um dos fatores importantes durante a avaliação de uma propriedade é a sua margem de assertividade, cuja referência, por exemplo, pode corresponder à sua localização e acessibilidade. Mas as avaliações diferem dentro de certo limite, sendo a confiança do cliente a base para qualquer negócio. E em cada negócio, para que o cliente confie (e tenha resultados) na consultoria e avaliação, é preciso que a consultoria imobiliária esteja firme na sua postura ética.

Ética, na área de avaliação de imóveis, significa desempenhar seu trabalho sem considerar nenhum tipo de influência. Logicamente, existem normas – como as determinadas pela NBR 14653, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP) – que devem ser seguidas também. Mas, são diretrizes para avaliação de bens que estabelecem os conceitos, métodos e procedimentos gerais. Afinal, a arbitragem na aplicação de alguns fatores e o grande número de variáveis existentes na composição de um fluxo de caixa descontado, muitas vezes envolvem questões subjetivas, que são discutíveis e variáveis.

Sem dúvida, a avaliação de imóvel exige habilitação legal e capacitação técnico-científica, mas acima de tudo a confiabilidade de nossos clientes. Para realizar uma avaliação confiável é preciso, portanto, recorrer a empresas que tenham mais do que credibilidade no mercado – que sejam éticas no seu compromisso, do começo ao fim de uma negociação. A JLL, por meio de sua equipe de avaliadores, já conta com esse reconhecimento. Somos credenciados com os principais fundos imobiliários e bancos privados e públicos, que, sempre que necessário, recorrem e recomendam a nossa expertise.

 

Artigo escrito por Magno Stipkovic, gerente da área de Consultoria e Avaliação da JLL