Nova plataforma auxilia a compra de serviços de forma centralizada, gerando valor para proprietários de imóveis

Leitura de 1min

“Nosso papel é sim rever os valores, porém com critério.”

Como contribuir e trazer alternativas para proprietários de imóveis quando o mercado enfrenta desafios? Leia a entrevista com Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL, que falou sobre o tema.

Fábio Martins, diretor da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL

Fábio Martins, diretor da área de Gerenciamento de Propriedades na JLL

Quais os desafios dos proprietários de imóveis num momento de alta vacância, sendo que eles precisam manter os empreendimentos competitivos e financeiramente viáveis?

Fábio Martins – Neste cenário o proprietário fica em uma situação muito desconfortável, pois além de não receber o aluguel, tem que pagar o condomínio. Logo, ele precisa ter custos menores com estes gastos. É aí que entra a gestão de uma boa administradora, pois nosso papel é sim rever os valores, porém com critério. O foco tem que ser em montar um plano que adeque a operação à ocupação, fazendo ajustes quando possível nas equipes. Em paralelo, temos que buscar manter os investimentos no empreendimento, pois este momento pode ser a janela que se buscava para uma melhoria/upgrade, visto que, tornando o ativo mais atrativo e atualizado, na volta do mercado ele terá alguma vantagem na escolha dos clientes.

Como ficam os custos condominiais?

Fábio Martins – Os custos condominiais podem ser revistos e ajustes podem ser feitos (observando o já falado sobre a ocupação), mais  onde os empreendimentos possuem 70% ou mais, os ajustes que podem ser feitos são menores.

Que soluções a JLL está propondo aos proprietários nesse momento?

Fábio Martins – A JLL sempre atua em prol de valores adequados a uma boa operação, balanceando bem isso junto com cada cliente, porém temos que buscar a cada dia um novo caminho e ideias novas para contribuir em momentos como este. Há alguns anos a JLL centralizou as compras de matérias de todos os sites que administramos. Conseguimos, com o volume, obter além de agilidade e redução dos custos e fornecedores qualificados.

Agora é a hora de um novo passo e estamos construindo uma plataforma de compras que irá comprar serviços de forma centralizada,  agrupando os mesmos por região, visando uma melhor sinergia entre os contratos de cada micro região (supervisão, reserva técnica, equipamentos, suprimentos, etc.). Além de melhores custos, teremos a padronização de processos e procedimentos revisados pela JLL, e a qualidade terá um ganho significativo.