Plano Diretor deve elevar custo dos imóveis na capital paulista

Leitura de 5min

Embora trabalhem com percentuais bastante distintos, especialistas e entidades do setor imobiliário não têm dúvidas de que haverá alta.

A aprovação do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, ocorrida em junho do ano passado, deve provocar aumento no preço dos imóveis na capital.

Embora trabalhem com percentuais bastante distintos, especialistas e entidades do setor imobiliário não têm dúvidas de que haverá de fato alta.

Isso porque o PDE reajustou o valor da outorga onerosa, uma contrapartida financeira que dá a quem a paga o direito de ampliar a área de construção.

De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), em cerca de 70% dos casos, o aumento da outorga pode significar uma alta de 1% a 5%. Já para os 30% restantes, a elevação pode ser superior a 15%.

Outro estudo, levado à frente pelo banco Credit Suisse, destaca que, com o Plano, o custo dos terrenos e outorgas deverá subir em média 40% em cerca de 80% da cidade.

Lei do Zoneamento

Simone Shoji, especialista em mercado imobiliário da JLL, pondera que os impactos reais dos preços de terrenos e construções só serão conhecidos para valer em 2016.

O ano de 2015 começa com essa incerteza, mas é possível que a questão da outorga onerosa seja corrigida pela Lei de Zoneamento”, observa.

A expectativa é que o Projeto de Lei do Zoneamento, um complemento ao Plano Diretor, seja enviado à Câmara Municipal logo no início dos trabalhos legislativos deste ano.

Além dele, também são aguardados o Código de Obras e legislação específica que regule os incentivos fiscais, voltado às empresas que pretendam se instalar nas Avenidas Cupecê, Jacu Pêssego e Raimundo Pereira de Magalhães, eixos periféricos que foram priorizados pelo PDE e nos quais a prefeitura pretende desenvolver a oferta de emprego na cidade.

Leia também a entrevista que fizemos com os especialistas da JLL sobre o Plano Diretor de São Paulo. O PDE de São Paulo ainda será tema de outras matérias do Panorama.

Sugira você também uma pauta sobre este tema.

Foto: Divulgação JLL