Qual tipo de espaço de trabalho é mais adequado à sua empresa?

Leitura de 3min

Salas privativas, com ou sem espaços compartilhados, quantidade de salas de reuniões?  Essas são apenas algumas das dúvidas que surgem quando uma empresa inicia um projeto de mudança – seja de endereço ou de reforma do espaço de trabalho.

Conforme explica neste vídeo Luciana Arouca, gerente de Novos Negócios da área de Projetos e Obras da JLL, há basicamente três tipos de modelos de espaços de trabalho (workplace):

  • Tradicional
  • Moderado
  • Progressivo (“Agile”)

Cada um tem suas próprias características e é voltado a diferentes perfis de empresas. Por isso, é preciso avaliar a cultura e o momento da companhia, antes de fazer a escolha.

Ter o espaço de trabalho adequado garante vantagens, como, por exemplo, melhoria na performance das equipes quando o espaço físico de trabalho reflete o espírito e as necessidades das pessoas.

“É importante entender a cultura da empresa e quais seriam suas metas de crescimento para os próximos anos para definir tanto o melhor modelo quanto o tamanho ideal para implantação do novo escritório”, afirma Luciana, que completa: “Investir corretamente em um espaço de trabalho não significa apenas ter um ambiente esteticamente adequado”.

 Espaço de trabalho moderado: a escolha da American Tower Corporation

A American Tower Corporation é um exemplo de companhia que avaliou o momento atual e adaptou seu espaço de trabalho interno, optando por um ambiente de perfil moderado. O escritório passou a refletir uma visão mais moderna com relação ao uso dos espaços e à cultura da empresa – mais prática e que preza pelo cuidado com as pessoas.

american-tower-escritorio-panorama-jll

O diretor sênior de Operações da American Tower Corporation, Douglas Silva, conta que a escolha do perfil moderado atende tanto a necessidade de interação entre as pessoas quanto o anseio dos funcionários pela redução de ruídos no ambiente de trabalho. Segundo ele, o escritório passou a ter espaços propícios à concentração, além de outras áreas importantes para a convivência.

espaços de trabalho de diversos tamanhos, para dedicação individual ou em pequenos grupos, salas de reunião diversas, área de pausa e para conversas breves e informais, espaços de criação e áreas de suporte, como a cafeteria.

Silva é claro ao reforçar a importância do espaço de trabalho estar alinhado aos princípios da companhia: “Um de nossos valores principais é que ‘jogamos para ganhar’ e, nesse contexto, entendemos que dar suporte aos nossos empregados para que eles possam dedicar-se às suas atividades é primordial”.

O modelo escolhido pela American Tower Corporation acompanha o momento de expansão e crescimento dos negócios, mostrando-se flexível para a adaptação sempre que necessário e preservando o equilíbrio entre o individual e o coletivo.