Empresa norte-americana vai instalar fábrica e centro de treinamento no Brasil em condomínio de alto padrão, próximo a São Paulo.

A cidade de Jundiaí, a 60 quilômetros da capital paulista, foi escolhida pela Varian Medical Systems, empresa que já atua no Brasil desde a década de 1970, para sediar uma fábrica e o primeiro centro de treinamento com troca de conhecimento e tecnologia de radioterapia da América Latina. Será a terceira unidade da empresa norte-americana no mundo e produzirá aceleradores lineares, que são utilizados na realização de radioterapia no tratamento do câncer.

A aquisição do terreno de aproximadamente 17 mil m2, situado no condomínio de alto padrão Multivias II Polo Industrial e Logístico, contou com a assessoria da área de Transações – Clientes Globais da JLL.

Ficamos muito satisfeitos com a consultoria da JLL e com sua atuação na intermediação com o proprietário. A equipe da JLL nos deu todo o suporte técnico para negociarmos bem”, afirma Humberto Izidoro, diretor da Varian.

Por se tratar de um projeto confidencial à época da busca do terreno, não sendo possível revelar o nome do comprador, a credibilidade da marca JLL e dos executivos envolvidos na intermediação foi fundamental para viabilizar a negociação com os proprietários.

Graças a um trabalho de equipe e apoiados na força, ética e seriedade de nossa marca, conseguimos superar essa e outras situações e ajudamos o cliente a adquirir o imóvel que mais lhe agradou numa lista de ótimas opções”, afirma o diretor regional da JLL, Pedro Candreva.

A cidade de Jundiaí e o terreno no condomínio da Multivias atenderam a todas as exigências da Varian referentes a localização, segurança, fácil acesso, mão de obra qualificada, proximidade com grandes universidades e amenities”, afirma Rafaela Camacho, especialista industrial da JLL.

Além da fábrica, a empresa vai instalar um centro de treinamento para médicos e outros profissionais que irão operar os equipamentos.

Assim, além de estar próximo de excelente malha viária e do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e de ter fácil acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos, Jundiaí conta com completa infraestrutura e rede hoteleira para hospedagem das pessoas durante os treinamentos.

Segundo o gerente de Clientes Globais, Marco Lacayo, a JLL deu total apoio aos executivos da Varian para uma escolha segura e eficiente. “Preparamos uma completa apresentação sobre demografia, mão de obra, transportes, hotelaria, infraestrutura, universidades, incentivos fiscais e preços de terrenos em sete importantes cidades do interior paulista. E levamos os executivos para conhecer 10 propriedades de uma lista de 21 opções.”

Expansão da radioterapia

Com previsão de iniciar as atividades em dezembro de 2018, a instalação da fábrica da Varian no Brasil faz parte de um acordo de compensação tecnológica assinado pelo Ministério da Saúde, em julho, em decorrência do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado em 2012. O Ministério da Saúde está investindo R$ 500 milhões na compra de 80 aparelhos de radioterapia para suprir a demanda em todo o País. A aquisição inclui treinamento de profissionais da saúde,  manutenção das máquinas e construção dos locais onde os equipamentos irão funcionar.

A expectativa é realizar mais de 50 treinamentos por ano, em que serão capacitados mais de 1 mil profissionais brasileiros e de países latino-americanos. O acordo prevê ainda a criação de um curso de formação de profissionais na área de radioterapia e desenvolvimento de softwares. O objetivo é que o produto final tenha ao menos 40% de peças, acessórios e softwares produzidos no Brasil.

Trata-se de um projeto inovador em todo o seu conceito por envolver a transferência de tecnologia. Depois da Aeronáutica, que teve a primeira experiência na aquisição de caças, este é o primeiro projeto na área civil nesse modelo. Estamos empenhados para ter um bom resultado e esperamos que esse modelo possa ser expandido na saúde e em outras áreas”, afirma Humberto Izidoro.

Segundo o Ministério da Saúde, a expansão da radioterapia é um processo fundamental para os pacientes e estruturante. A instalação da fábrica e do centro de treinamento da Varian em Jundiaí visa inicialmente atender às demandas do Brasil, que poderá, no futuro, ser uma plataforma de negócios para toda a América Latina.

Foto: Rafaela Camacho