A realocação do campus do Centro Universitário UniFanor, em Fortaleza (CE), integrou o projeto que a equipe de gestão de projeto e obra da JLL conduziu para redes de ensino do grupo internacional Adtalem Global Education, como a Wyden.

Além deste empreendimento, fizeram parte do projeto os campi Ibmec Barra, no Rio de Janeiro (RJ), e Ibmec Brasília, no Distrito Federal (DF), que também foram destaque no Panorama.

O grande desafio da construção do campus Bezerra de Menezes, em Fortaleza, deu-se com o gerenciamento do cronograma da obra. Na verdade, dos cronogramas. Houve a necessidade de unificar os prazos de entrega da equipe da JLL e do proprietário do prédio para onde o UniFanor se mudaria. O edifício estava em obras, ao mesmo tempo em que a JLL conduzia a reforma do espaço.

Gerenciamos as necessidades do cliente sem deixar de atender o que era preciso para a finalização da construção do edifício”, conta a engenheira Camila Penoni, da área de PDS (Project and Development Services) da JLL.

Especialistas em gerenciamento de desafios

De acordo com a arquiteta Carolina Scarcello, a atuação da JLL transcende o gerenciamento da qualidade, dos custos e do prazo na execução de um projeto. A empresa é especializada em lidar com contratempos que podem colocar em risco qualquer um dos elementos desse tripé. Esse trabalho de bastidor exige:

  • Expertise em comunicação, que precisa ser ágil e eficiente, de forma que as informações alcancem as pessoas certas, no momento certo;
  • Resiliência para encontrar soluções para problemas que surjam no meio de uma obra;
  • Alto conhecimento técnico para buscar novos caminhos no decorrer de um projeto.