Portal de Compras JLL: agilidade e simplicidade na contratação de materiais e serviços

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Conheça a nova plataforma disponibilizada à área de Gerenciamento de Propriedades da JLL

A contratação de materiais e serviços é um dos processos que mais impactam nos custos de um empreendimento. Por isso, comprar bem, com qualidade e com o melhor custo x benefício é essencial para a gestão predial.

Pensando nisso, a JLL investiu no desenvolvimento de um sistema que simplifica o processo de compras, tornando-o mais ágil e com detalhamento sobre os fornecedores, a qualidade dos serviços e custos no mercado.

Atualmente, um processo de compras passa por sete etapas:

  1. Definição de escopo;
  2. Seleção de fornecedores;
  3. Análise e qualificação de fornecedores;
  4. Apresentação de solução;
  5. Equalização de propostas;
  6. Vistoria técnica;
  7. Decisão do cliente.

Portal de Compras

Com o Portal de Compras, desenvolvido pela Semapi com exclusividade para a JLL, todas as etapas de uma compra serão realizadas dentro desse sistema. Assim, todos os fornecedores da companhia, bem como as suas qualificações, documentação, situação financeira e fiscal, entre outros dados, estarão disponíveis em um único banco de dados.

Será possível encontrar o melhor fornecedor para um determinado projeto ou para uma determinada compra com muito mais rapidez e transparência”, explica Daniel Vasconcelos, gerente de Compras da JLL.  “Nosso objetivo é que 100% do processo de compra seja feito via Portal”, complementa.

E não é só a JLL que pode manusear o sistema. “Até o segundo trimestre de 2019, o cliente terá acesso pleno ao Portal, por meio de login e senha. Isso aprimora ainda mais a transparência dos nossos processos com o cliente, uma das nossas premissas de qualidade de atendimento”, diz Daniel.

O gerente de Compras ainda explica que, apesar da plataforma da JLL oferecer todo o cadastro de fornecedores, com detalhamento de tipo e preço de serviço, o cliente sempre será o decisor final. “Nós garantimos o melhor custo x benefício, sempre mantendo a qualidade, critério fundamental no trabalho da JLL. Nossa filosofia é a de só levar fornecedores nos quais acreditamos para os projetos”, finaliza.

Por dentro do Portal de Compras

Conheça o que que compõe o Portal de Compras da JLL:

  • Cadastro – ficou muito mais simples e menos burocrático para o fornecedor se cadastrar. Em alguns passos, o fornecedor gera login e senha para ter acesso ao sistema;
  • Qualificação de fornecedores – nessa área, é feita a gestão e qualificação de fornecedores, como verificação e controle de vencimento de documentação e indicadores de situação financeira. A JLL só trabalha com fornecedores que estão em dia com a documentação, situação financeira e fiscal;
  • Premissas Contratuais – faz o armazenamento de contrato, envio de alertas para um novo processo de cotação e interface com o departamento Jurídico;
  • Avaliação de fornecedores – a JLL avalia os fornecedores sobre prazo de entregas, qualidade do serviço, críticas, sugestões, entre outros;
  • Documentação Acessória – é feita a análise e inserção de documentação trabalhista por condomínio, GFIP, GPS, RAIS, CAGED, entre outras;
  • Compras de Materiais – para os itens de maior rotatividade, está disponível um catálogo eletrônico em que é possível fazer busca automática de custos no mercado;
  • Compras de Serviços – faz um benchmarking em que os fornecedores seguem um escopo previamente aprovado pela JLL e visitas técnicas são realizadas para validação e refinamento de propostas;
  • Pagamentos – a plataforma ainda permite que o fornecedor insira nota fiscal com informações que serão transmitidas ao cliente da JLL, dando sequência ao pagamento.